sábado, 14 de fevereiro de 2009

Mas é carnaval...

Carnaval em Portugal(foto de Maiqui Maiqui)

De norte a sul do país, em suas várias versões, o carnaval volta agora, no próximo sábado. E sua turma não pode ficar de fora. Muita coisa já está preparada e planejada em sua escola, mas se você precisa de uma ajuda de última hora, vamos à ela.

O carnaval foi herdado dos portugueses, mas é bem mais antigo do que nosso descobrimento. Um apanhado geral sobre a história do carnaval pode ser visto aqui, num texto bem completo e extenso. Em A Espiritualidade do Carnaval, o autor, Eduardo Carneiro, traz uma versão mais condensada dessa história do carnaval como festividade religiosa da antiguidade. Vale a pena conferir.

No Brasil, os carnavais do Rio e de Salvador são os mais famosos. Olinda e Recife também atraem milhares de foliões. Para saber um pouco sobre essas e outras folias Brasil afora, dê um pulo nesta página.

Com carnavais tão variados, surge, é claro, muita música . Quer ir de samba enredo na sua sala? Confira os sambas enredo do carnaval carioca 2009. Ou que tal mostrar a seus alunos as velhas marchinhas de carnaval? Se você está em uma região do Brasil que produz música especialmente para o carnaval, não vai faltar material para fazer a criançada pular... e aprender.

Máscaras de carnaval são outra deliciosa tradição. Veja aqui o molde do tipo mais simples. Ou visite o Painel Criativo e lá pelo meio da página você encontra várias opções para imprimir e copiar. Neste site francês você também encontra moldes de máscaras, bem criativas e diferentes (robô, ET,pirata, urso...). Não se acanhe com a língua estrangeira: abaixo de cada desenho tem as opções couleur (colorida) ou noir et blanc (preto e branco). Clique na sua preferência e, voilá, é só imprimir. Com mais tempo e material? Faça com os alunos uma máscara de papel machê, toda explicadinha e que permite altos vôos da criatividade...

Precisa de um desenho sobre o carnaval para colorir? Vá direto no Portal São Francisco e o desenho já está na mão.

E se, depois de tudo isso, você quiser ler um estudo instigante sobre o carnaval no Brasil, procure o livro de Maria Clementina Pereira Cunha, "Ecos da Folia -Uma História Social do Carnaval Carioca entre 1880 e 1920" (editora Cia das Letras). No livro, a autora argumenta que o carnaval é uma festa mais complexa do parece. E que carrega as contradições de nossa sociedade. Ao contrário da idéia de carnaval "democrático" que "elimina as diferenças sociais", Maria Clementina mostra como essas diferenças aparecem na festa no Rio de Janeiro do final do século XIX e começo do século XX. E acredite, o tema continua atual - você já ouviu sobre a diferença entre "pipocas x blocos" no carnaval baiano? Ou críticas sobre a atual estrutura das escolas de samba?

Saber mais não tira nem o prazer nem o brilho da festa. Mas é carnaval... então, tudo bem se você deixar essa leitura para a quarta-feira de cinzas. Divirta-se (do jeito que achar melhor)!!!

Nenhum comentário: