segunda-feira, 9 de março de 2009

Alô, alô, responde...

Um beijinho pra você também, vovó! (foto: michelhrv)


Dia 10 de março é Dia do Telefone. Assim mesmo, com letra maiúscula. Da época da velha marchinha de carnaval (e do primeiro samba gravado no Brasil!) aos dias de hoje, o telefone foi ocupando seu espaço aos poucos e hoje é verdadeiramente indispensável em nossas vidas. Seja o telefone fixo ou os celulares, cada vez mais utilizados, a comunicação telefônica revolucionou o modo como recebemos e transmitimos informações. Desde o mais simples dos recados às grandes notícias, o telefone foi parte importante de todas as mudanças ocorridas no século XX.

Se você quer desenvolver o assunto com seus alunos, pode começar consultando a página sobre telefone na Wikipédia. Outra opção bem completa, com a história da invenção, a polêmica sobre quem inventou o telefone e um pouco da história do seu uso e aceitação ao longo do tempo pode ser encontrada nesta página do IBGE Teen. Outra ótima opção é o Museu do Telefone - com imagens históricas, linha do tempo, personagens que fizeram a história do telefone e uma interessante explicação sobre o funcionamento do aparelho, é um site completo, bem feito e bonito. De quebra, ainda ensina a fazer o conhecido (mas sempre divertido) telefone de latinha.

Para uma versão resumida e em linguagem mais simples, visite esta página portuguesa - vai direto ao assunto, sem complicações, e ainda se lembra da importância de dar dicas para as crianças sobre como falar ao telefone. É uma boa idéia que pode ser ampliada por você. Afinal, falar ao telefone envolve aprender a se comunicar com cortesia, atenção e escuta. Também diz respeito ao consumo inteligente (telefonar custa dinheiro!) e até mesmo aprender regras de segurança.

Espero que aproveitem essa chamada. Até a próxima!

Nenhum comentário: