quarta-feira, 4 de março de 2009

Viva Patativa!

Patativa do Assaré (fonte: paulomourateresina.blogspot.com)


2009 é o centenário de nascimento de Patativa do Assaré, grande poeta popular do nordeste e do Brasil. Nascido a 05 de Março de 1909, a data é uma ótima oportunidade para desenvolver um trabalho rico com as crianças, que podem apreciar a obra do poeta e descobrir um novo jeito de contar histórias.

Para começar, saiba mais sobre essa grande figura. Visite sua biografia no site Tanto , que de quebra ainda oferece quatro textos de cordel de Patativa. No Jornal de Poesia tem biografia pequenina e também alguns textos. Mais histórias inventadas pela mente observadora e criativa de Patativa do Assaré estão neste site da UFPB, com nada menos que 18 textos de cordel de Patativa.

Comemorar Patativa pode ser uma chance de ouro para trabalhar com as crianças a narrativa de fatos do dia-a-dia e de suas vidas. Descubra mais sobre literatura de cordel na Academia Brasileira de Literatura de Cordel ou na Fundação Joaquim Nabuco. A literatura de cordel envolve uma série de regras para a composição, mas você pode trabalhar sua própria "versão" de cordel com as crianças. Sobre o jeito tradicional de fazer cordel, veja aqui as métricas utilizadas. No site Teatro de Cordel, você encontra muita informação e um espaço do professor, com dicas e referenciais. Falando em professor, dê uma olhada nessa educadora que desenvolveu um trabalho de cordel com crianças.

Quem fala em cordel, fala em xilogravura (como aquela lá em cima,que ilustra nosso post). Que tal colocar seus "artistas" para trabalhar? A xilogravura envolve ferramentas perigosas para uma sala de aula, mas você pode oferecer alternativas. A velha e boa batata para carimbar pode ser uma opção, mas mesmo assim é preciso uma faca.

Para eliminar de vez objetos cortantes, uma opção é usar uma superfície de bandeja de isopor (reciclagem!), lápis e marcador de texto: a criança desenha com o marcador, de leve, o que quer desenhar. Com o lápis, e usando mais força , cobre tudo que não quer que receba cor. Daí é só passar com um rolinho tinta de carimbo suficiente, pressionar logo em seguida um papel sobre o desenho e retirar com cuidado. Eis uma gravura! Experimente.

No livro Cordel em Arte e Versos, de Moreira de Acopiara (Editora Acatu), também tem dicas de como fazer gravura com crianças utilizando métodos alternativos.

Termino com uns versos de Patativa:
pela vossa majestade
fazei que cada pequeno
que vaga pela cidade
tenha boa proteção
tenha em vez de uma prisão
aquele medonho inferno
que revolta e desconsola
bom conforto e boa escola
um lápis e um caderno."


Nenhum comentário: