domingo, 9 de agosto de 2009

Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá...

Praça Gonçalves Dias com a estátua do poeta em São Luís no Maranhão
(foto: Davi Moreira)

.... as aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá.

É difícil encontrar alguém que passou por um banco de escola e nunca ouviu esses versos, certo? E são bonitos! Repara bem e verá que, por mais que a gente repita, não perde nem o brilho nem a delicadeza. E,no fim das contas, tem uma verdade tão brasileira nessa "Canção do Exílio"...

Então, não se acanhe: hoje, 10 de agosto é aniversário de Gonçalves Dias, um de nossos mais queridos poetas românticos. Aproveite a data para re-descobrir Gonçalves Dias, filho de português com mestiça, que tão bem cantou nossos "olhos negros". Aqui vão as melhores dicas:

Na Wikipedia, claro, informações corretas e diretas, biografia e bibliografia. No site lindamente chamado de As tormentas você também encontra uma pequena bio, um retratinho bem bonito dele mais novinho e um seleção excelente de 31 poemas. No Jornal de Poesia, pequena bio-bibliografia mais 47 poemas e ainda ilustrações interessantes dentro da estética romântica de Gonçalves Dias. Vale uma olhada.

Por fim, não se esqueça: as obras do poeta estão no site de Domínio Público do Governo Federal - é só baixar e imprimir!

Nenhum comentário: