segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Vendo TV

Era uma vez uma TV... (via Nananinaninha)

Não, não estou vendendo minha TV. Gosto dela e até confesso que uso bastante, apesar de meus amigos não acreditarem quando vêem aquele modelo de 14 polegadas (sim!) de 1990 e poucos...

Vendo Tv é o que a maioria de nós está fazendo quando está "descansando" em casa. E apesar da influência cada vez maior do computador e dos videogames, ainda é o lazer número 1 das crianças dentro de casa, pelo menos em número de horas. Previsões de várias frentes apontam para a mudança e talvez até mesmo o fim da TV tal como a conhecemos hoje. O surgimento e expansão da TV digital (com programação a gosto e no horário do freguês) e a chamada "convergência" de mídias (que promete unir TV, computador e celular numa "outra coisa") são exemplos citados por especialistas sobre essa mudança.

Mas, como isso ainda não se concretizou, vale mesmo continuar sabendo mais sobre o que a TV foi e tem sido desde o seu surgimento até nossos dias. Afinal, 11 de Agosto é o dia da TV. Cortesia de sua padroeira no Brasil, Santa Clara.

Para se informar mais sobre a história da invenção da TV e seu surgimento no Brasil, um boa dica é o site que promete ter tudo sobre o assunto. Se você ainda quiser mais, veja um interessante histórico daquilo que precisou ser inventado antes da TV para que ela pudesse surgir. No IBGE Teen tem textos curtos, de linguagem fácil e informação básica sobre o assunto.

Quer um pouquinho de uma saudável polêmica? Veja aqui um artigo sobre pesquisa médica que relaciona assistir TV e pressão alta em crianças. Vale conferir! E aproveite e leia a entrevista de Bia Rosemberg, que foi durante anos produtora de programas infantis da TV Cultura. Ela escreveu um livro sobre a importância de aprendermos todos, adultos e crianças, a mudar nossa relação com a TV.
Complete com uma visitinha ao site Smartkids - ele tem um pequeno texto sobre o dia da TV e oferecem também um joguinho, um passatempo e um desenho para imprimir e colorir!

E para terminar, só uma idéia: Estados Unidos, Portugal, Espanha e Itália já viram surgir iniciativas para "Um Dia sem TV" (nos EUA, uma semana!). Já parou para pensar no assunto? Será que conseguimos, sem estarmos isolados numa ilha deserta, ficar um dia sem TV?




Nenhum comentário: